segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Novo Calendário Acadêmico

No decorrer da semana passada, assembleias e reuniões discutiram fortemente a reconstituição do calendário acadêmico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professores e estudantes estiveram presentes nas reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que aprovou o novo calendário; e do Conselho Universitário (CONSU), que o homologou na última sexta-feira (21).
Abaixo, você confere a nota em que a Pró-reitora de Graduação, Professora Nidia Majerowicz, fala sobre o retorno das atividades pós-greve.

"SEJAMOS TODOS BEM-VINDOS ÀS NOSSAS ATIVIDADES DO 1º PERÍODO LETIVO DE 2012"

A reformulação do calendário acadêmico do 1º período letivo de 2012, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e homologada pelo Conselho Universitário (CONSU) no dia 21 de setembro do corrente foi resultado de uma construção coletiva envolvendo os debates desenvolvidos em duas reuniões do CEPE (18 e 21 de setembro) e nas Assembléia da ADUR-RJ e dos estudantes, ambas realizadas no dia 19 de setembro.

A retomada do período letivo e a elaboração do calendário acadêmico tiveram como balizadores a observância dos cem dias letivos, da semana destinada às provas optativas, de tempo adequado para retorno dos estudantes, dos feriados dos meses de outubro e novembro, da recomposição do período letivo com qualidade e dos direitos trabalhistas dos professores.

Há que se ressaltar e dar ampla divulgação ao conjunto de diretrizes que devem ser observadas por todos na execução do calendário reformulado (Deliberações CEPE nº 135 de 18/09/2012 e nº 146 de 21 de setembro de 2012):

1.      O calendário deverá permitir a revisão e a integralização dos conteúdos das disciplinas;
2.     Nas duas primeiras semanas do período letivo, não poderão ser aplicados provas e outros tipos de avaliação;
3.      As duas primeiras semanas, após o reinício do período letivo, deverão ser destinadas à revisão de conteúdos das disciplinas, sendo de caráter obrigatório;
4.      Os docentes responsáveis pelas disciplinas deverão divulgar aos estudantes o novo calendário de avaliações e entrega de trabalhos nas duas primeiras semanas após o reinício do período letivo;
5.      O calendário acadêmico é único para os cursos de graduação presenciais regulares da UFRRJ e todos os atos acadêmicos do período letivo devem ocorrer conforme previsto no calendário;
6.      A PROGRAD reabrirá o período de trancamento de matrícula em disciplinas entre 24 de setembro a 15 de outubro de 2012.

Um conjunto grande de pessoas e instâncias se debruçou sobre essa questão buscando criar as melhores possibilidades para que a qualidade acadêmica possa prevalecer na continuidade do 1º período letivo de 2012. Respeitar as definições do calendário acadêmico, além de um dever, é um ato democrático e de responsabilidade social.”

Clique aqui e confira como ficou o calendário acadêmico do período de 2012/1. 


sábado, 22 de setembro de 2012

Turmas do PARFOR retornam dia 24/9

As turmas do PARFOR deram continuidade no calendário mesmo com a greve, e consequentemente concluíram o período letivo 2012.1, conforme previsto previamente. Portanto, na próxima segunda (24) iniciarão o período letivo 2012.2 diferentemente dos demais. 

Vale ressaltar que os alunos em questão receberam formulários para matricular-se nas disciplinas que deverão cursar no período que se inicia, e tiveram prazo para entregar. A princípio, a sala de aula será a mesma do período passado.

Maiores informações:

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Retorno confirmado para o dia 01 e 02 de outubro

Na manhã desta sexta-feira, o CEPE - conforme Deliberação nº 146 - decidiu que a retomada do período 2012.1 será nas seguintes datas:

Nova Iguaçu e Três Rios: 01 de outubro.
Seropédica: 02 de outubro (Em virtude do feriado local).
E que o início do período 2012.2 será em 07 de janeiro de 2013.

De acordo com documento do Conselho a decisão foi tomada para não prejudicar o contingente significativo de estudantes que residem em outros Estados da Federação, conforme também foi argumentado durante as Assembleias dos docentes e estudantes. Para a criação dos calendários posteriores ao segundo período letivo de 2012, foi criada uma Comissão a fim de estudar as melhores formas para isso ocorrer. A Comissão será formada pelo professor Leonardo de Gil Torres, representante da PROGRAD, pelos Conselheiros Paulo de Tarso Landgraf Botteon, Maria do Rosário da Silva Roxo, Miliane Moreira Soares de Souza, Rui de Goes Casqueira e Aroldo Luis de Carvalho, e pelo representante do Diretório Central dos Estudantes, Leandro Rocha dos Santos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Assembléias tratam do novo calendário acadêmico

Hoje foi um dia de assembléia na UFRRJ. Pela manhã, os professores se reuniram no Auditório Gustavo Dutra / UFRRJ Seropédica (vulgo Gustavão) para tratar do fim da greve e do novo calendário acadêmico. Outra assembleia será realizada para discutir acertos e erros e avaliações políticas durante a greve, no entanto, a data ainda não foi definida. A saída da greve foi oficializada com uma votação em que: 47 foram a favor, 02 contra e 01 abstenção. Logo após, a mesa avaliou a deliberação nº 135 do dia anterior, em que o CEPE havia indicado pressupostos e data para reinício do período. A ADUR considerou equivocada a decisão do CEPE, e o sindicato de professores criou uma comissão para auxiliar na criação do novo calendário referente ao ano letivo de 2012. Diversas professores apresentaram propostas de calendário e começaram a votar por parâmetros e não por um calendário finalizado. Vejam:



Após as votações, uma comissão foi montada para montar o calendário acadêmico, proposto pelos professores, que deverá ser apresentado novamente ao CEPE e ao ConsU na sexta-feira (21). Estas reuniões decidirão o calendário oficial de retomada às aulas, baseado no que foi debatido nas Assembleias de professores e estudantes.

À tarde, foi a vez dos estudantes se reunirem para discutir sobre a retomada das aulas. E assim como os professores, saíram da greve após uma avaliação da mesma. Sobre o retorno às aulas, os discentes se mostraram favoráveis ao dia 01 de outubro e deram abertura à PROGRAD para argumentar pelo dia 24 de setembro. Preocupados com os alunos que não conseguiriam comprar passagens de retorno à Rural até segunda, o DCE sugere que as aulas recomessem no dia 24, mas com abono de falta aos alunos que não puderem comparecer nas duas primeiras semanas de aulas. Torres acredita que esta pode ser uma solução viável, e que garantiria tanto as duas semanas de revisão de conteúdo nos dez dias extras, quanto o recesso de 15 dias em dezembro. Os estudantes decidiram por endossar a proposta dos professores sobre o calendário acadêmico e criaram também uma comissão para defender os interesses estudantis.

Clique nos links abaixo e leia mais sobre...

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Indicativo de retorno para o dia 24/9

Em reunião ocorrida na tarde de hoje (18) o CEPE definiu algumas datas para o novo calendário acadêmico que será aprovado, ou não, amanhã pela ADUR (que se reúne às 9:00hs) e pelo DCE (que se reúne às 14:00hs). A previsão de retorno é dia 24/09, sendo as duas primeiras semanas de aula, voltadas para revisão e as avaliações teriam início no dia 07/10. O período letivo de 2012.1 terminará em 05/12, e o período de 2012.2 teria início em 07/01. Entre os dias 24/09 e 05/10 os discentes terão a possibilidade de trancar sua matrícula em disciplinas.

Clique aqui e leia a Deliberação nº 135 de 18 de setembro de 2012