Em reunião ocorrida na tarde de hoje (18) o CEPE definiu algumas datas para o novo calendário acadêmico que será aprovado, ou não, amanhã pela ADUR (que se reúne às 9:00hs) e pelo DCE (que se reúne às 14:00hs). A previsão de retorno é dia 24/09, sendo as duas primeiras semanas de aula, voltadas para revisão e as avaliações teriam início no dia 07/10. O período letivo de 2012.1 terminará em 05/12, e o período de 2012.2 teria início em 07/01. Entre os dias 24/09 e 05/10 os discentes terão a possibilidade de trancar sua matrícula em disciplinas.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
GREVE SUSPENSA !!!!
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) decidiu no último domingo, dia 16/9, pela suspensão da greve. Em seu site, postou a seguinte nota:
"O CNG/ANDES - SN, após criteriosa avaliação do quadro das assembléias gerais, encaminha a suspensão unificada da greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino no período entre 17 e 21 de setembro e comunica o respectivo encerramento das atividades deste comando no dia de hoje. Foram estabelecidas várias ações para a continuidade da mobilização da categoria no enfrentamento dos ataques à educação pública federal que estão materializados no PL 4368/12. Seguimos fortes na defesa da reestruturação da carreira e na luta pela valorização e melhoria das condições de trabalho." (Fonte: CNG/ANDES)
A expectativa é de volta imediata ao trabalho já nesta segunda-feira (17), quando a greve completaria exatos quatro meses (...) O MEC já solicitou que a reposição dos dias parados seja integral, mas cada universidade terá autonomia para definir o seu calendário letivo (Fonte: R7.com)
No dia 18/9 (terça-feira), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE/ UFRRJ, se reúne às 13h, para definir o calendário acadêmico. Em breve, disponibilizaremos o novo calendário. (Fonte: UFRRJ)
sábado, 15 de setembro de 2012
Assembléia Estudantil
Pauta:
- Conjuntura da greve estudantil
- Greve docente
- Problemas enfrentados no IM
- Novo calendário
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Nosso Serocentrismo de cada dia...
Texto redigido por professores do IM. Para pensar sobre o Serocentrismo que marca a vida administrativa e acadêmica na nossa universidade.
Nosso Serocentrismo de cada dia...
Ahyas Siss, Denise Takenaka, Evandro Correa, Marcos Caldas, Mônica Martins,
Otair Fernandes, Ricardo Costa, Sandro Neves (Professores do Instituto Multidisciplinar/ Campus Nova Iguaçu).
Vivenciamos o desafio daqueles que ingressaram há pouco em uma universidade em expansão, mas enraizada em forte cultura política centrada no Serocentrismo: nossa dependência diária das instâncias acadêmicas e administrativas centradas no campus de Seropédica. Apesar de convivermos já há quase uma década com a realidade multicampi a Rural continua mantendo sua vida acadêmica e administrativa centrada nas decisões tomadas nos corredores do P1.
Esse elemento inusitado de uma cultura política arcaica aponta as deficiências em perceber um modelo administrativo para a universidade que conceba a nova estrutura multiregional e a perspectiva de promover a integração da pesquisa e do ensino com uma prática extensionista onde a universidade se proponha a realmente dialogar de forma permanente com a sociedade.
No debate eleitoral que se apresenta hoje na universidade corremos sério risco de ver o velho mascarado de novo: diretrizes traçadas por velhos olhares que não conseguem romper e entender a nova universidade; o apelo de uma cultura personalista onde a perspectiva política se constrói a partir de grupos já estabelecidos é forte demais, impossibilitando que se formule para a universidade uma proposta realmente democrática. E é bom lembrar que pra ser democrático é necessário aceitar o diferente, lidar com as divergências, incluir o novo.
Para que a Rural possa ter uma política multicampi e multiregional não basta reconhecer “seu entorno”. É necessário planejar, direcionar ações que melhorem a situação dos diversos campi, descentralizar as práticas administrativas (a administração deve ser também multicampi!), desconcentrar o poder, democratizar a informação e solucionar as assimetrias diversas geradas pelo distanciamento entre os campi. No entanto, para fazer surgir uma nova proposta de universidade é necessário que se proponha a romper com as velhas práticas políticas. É necessário que a administração central não seja um clube de amigos, mas que ela se torne um elo entre as mais diversas vozes da universidade.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Reabertura da biblioteca
Com o fim da greve dos técnicos administrativos, a biblioteca voltará a funcionar a partir do próximo dia 10 (setembro).
Horário de funcionamento:
08:00hs às 17:00hs.
Horário de funcionamento:
08:00hs às 17:00hs.
Assinar:
Postagens (Atom)

