quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Integração é o objetivo do DCE

DCE – UFRRJ 

Gestão “Cantamos, gritar só não basta” 2011/2012 

O DCE vem por meio deste divulgar os eventos da semana de integração no IM que seguem abaixo e também as informações do microônibus que interligará os três Campus da Rural:

Na quarta feira dia 07/03/2012 sairá do Campus Três Rios um microônibus às 17:00 horas o mesmo seguirá para o Campus Nova Iguaçu e sairá deste às 18:30 horas para o Campus Seropédica. O microônibus retornará para os Campus TRI e NI às 24:00 horas.

Na quinta feira dia 08/03/2012 sairá do Campus Três Rios um microônibus às 14:00 horas o mesmo seguirá para o Campus Seropédica e sairá deste às 16:30 horas para o Campus NI, este retornará às 22:00 horas para os Campus de Seropédica e Três Rios. Para mais informações contatar o email dceni2012@gmail.com (enviar nome completo, rg com órgão expeditor, tel de emergência, tipo sanguineo, matrícula e se calouro deixar claro calouro, para fazer a incrição e usufruir do microônibus). Alista deve ser enviada de preferência pelos CA's. Cada Campus têm direito à 14 vagas.

Quinta feira dia 08/03/2012 às 17:00 horas em frente ao Refeitório começará o show de talentos e karaokê, vale levar violão, guitarra, fazer trios, duplas entre outros. Teremos equipamento de som com suporte para atender muito bem oas participantes que poderão ser: professores, alunos, técnicos, funcionários do Campus.

Os interessados devem enviar o nome para o email dceni2012@gmail.com, para termos uma organização dos participantes. O evento e as inscrições são gratuitos.

Após, às 20:00 horas do dia 08/03/2012 em frente ao Refeitório do Im também, encerrarão o Karaokê e o show de talentos e calouros e começará o Forró Calouroso com o grupo ao vivo Rabicho Só, encenrando a atividade às 22:00 horas.

Todos são bem vindos para dançar, cantar, tocar e principamente apoiar os participantes, com cartazes, palmas. Não vale vaias ou faixas e cartazes que possam diminuir ou trazer algum constragimento aos participantes e organizadores do evento. Pois este tem como principal objetivo a INTEGRAÇÃO.

Agradecidamente,

DCE Gestão Cantamos, Gritar só não basta.

Justificativa pela entrega dos certificados da Semana Acadêmica


Boa tarde! 

Gostaríamos de informá-los que, infelizmente, ainda não iniciamos a entrega dos certificados da Semana Acadêmica "Fala Discente: Entre o pensar e o agir na educação" ocorrida no segundo período letivo de 2011, para o curso de Pedagogia. O atraso se dá pelo fato da Imprensa Universitária estar sem o material necessário, o que consequentemente atrasou a entrega de alguns pedidos, inclusive o nosso. Ainda não possuímos um prazo para estar divulgando quanto à entrega dos certificados, mas no que depender de nosso empenho a entrega se dará o quanto antes. Caso alguém precise comprovar presença em alguma das atividades, basta nos comunicar, que emitiremos uma declaração para devidos fins. 

Gratos pela atenção e compreensão de todos. 

CAAA

Convocados 29/02/2012

72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA THAISA MILEPP LIMA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA LIDIA TAVARES DOS SANTOS
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA MARCIA CRISTINA DE SOUZA JESUS
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA FERNANDA DE PAULA FREIRE
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA JULIANA BATISTA DO NASCIMENTO
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA EDSON FELIPE DE FIGUEIROA SILVA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA MARTA ESTANICE DE OLIVEIRA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA INES MELLO SILVA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA DANIELE TORRES DA SILVA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA ELIETE DOS SANTOS PEREIRA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA TERCI LIANA DA SILVA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA NATALIA ALVES BOICA PEREIRA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA THAIS SATHLER DA SILVA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA LUCIDALVA GONCALVES DA SILVA REGAL DE CASTRO
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA FLAVIA FERREIRA DA SILVA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA GABRIEL MAGNO SILVA REBOUCAS
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA MARCELO BAPTISTA DE CARVALHO
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA ALESSANDRA TITO DE OLIVEIRA
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA ABRAHIM JOSE DOMINGOS DOS SANTOS
72 NOVA IGUAÇU PEDAGOGIA JESSICA SILVEIRA DE ALMEIDA


Matrícula: 02/03
Próxima convocação: 06/03/2012

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Eu sou pedagogo ruralino: Fala discente

No final de 2011.2 o curso de Pedagogia teve sua Semana Acadêmica com o tema "Fala Discente: Entre o Pensar e o Agir na Educação". Durante a semana os alunos tiveram a oportunidade de expressar o que interpretam sobre a situação educacional no Brasil, no que diz respeito ao motivo e uma possível solução. Além da atividade onde os discentes puderam expor, de fato, sua visão sobre a realidade do nosso Campus (disponível em http://www.youtube.com/playlist?list=PL47B8EE6938F2A1D5&feature=plcp). Disponibilizamos abaixo as opiniões dos alunos sobre o tema já citado, visando discussões produtivas e pertinentes.

  • PROBLEMAS
Desvalorização do profissional; Péssima direção; Falta de interesse dos governantes; Sistema desorganizados politicamente; O professor que não é profissional; Interesses pessoais acima do coletivo; Conformismo; Individualismo; Não comprometimento; Decisões de cima para baixo; Rigidez acadêmica; O professor quer ser escutado, mas não escuta o seu aluno; A falta de interesse dos próprios professores; O salário do pedagogo; Programas de governo autoritários; Aulas optativas aos sábados; A demagogia; Muita falta de compromisso de alguns educadores; Lotação de turmas; Desvalorização profissional; Inclusão sem preparação; A própria educação; Valorização extrema da razão somente; Muito cacique para pouco índio; Preconceito cultural; Baixos salários; Negligência; Interesses alheios à população; A meritocracia; O descaso com as escolas, as leis não cumpridas; A falta de respeito das autoridades ...

  • SOLUÇÕES
Ouvir o seu aluno; Respeito à singularidade dos pesquisadores; Mais compromisso dos governantes; Tornar viável a formação extensiva; A democratização educacional realmente funcionar; Políticas públicas eficientes; Melhores salários; Diminuir número de alunos por turma; A escola voltar-se para a realidade; Debates mais amplos, em várias esferas na busca por soluções; Políticas públicas de fato e de verdade; Transdisciplinaridade; Mais recursos para os alunos permanecerem na Universidade; Investimento devido; Transparência; Salários Decentes; Projetos que realmente tenham valor; Salários mais justos, mais dignos; Menos enganação por parte da equipe pedagógica; Melhor formação dos educadores; Afim de manter-se atualizado e preparado para as mudanças sociais; Eleições diretas para o conselho escolar; Estou buscando ...

* Observação: Todas as questões citadas acima são de autoria dos alunos e estão descritas aqui exatamente da mesma forma que as expressaram!

Semana de Integração 2012.1


PEDAGOGIA - UFRRJ CAMPUS NOVA IGUAÇU

05/3 - Aula Inaugural (Comum a todos os cursos).

06/3 - Encontro com a Chefia do DES¹ e a Coordenação de Pedagogia.
07/3 - Cine Debate.
08/3 - Encontro com o CAAA².
09/3 - Apresentação dos Grupos de Pesquisa e Extensão.

¹DES: Departamento de Educação e Sociedade
²CAAA: Centro Acadêmico Andarilhos da Autonomia

*Observação: Em breve, teremos mais detalhes para passar sobre a semana de integração.